Atualmente há um grande número de ferramentas de relacionamento na internet e possibilidades de uso. A proposta não é esgotar a matéria, mas sim oferecer conhecimento, de alguns dos principais instrumentos e seus modos de propagar a informação na atualidade.
Gerando, desta forma, um canal instantâneo de comunicação entre cliente e prestador de serviços.
Estas ferramentas, permitem, além da possibilidade de definição minuciosa do público alvo que se pretende atingir (idade, classe social, localidades e até interesses), cooptar resultados imediatos, em termos de informações de quem acessou, quanto tempo e em que ficou mais interessado no produto ou serviço oferecido. Gerando, desta forma, um canal instantâneo de comunicação entre cliente e prestador de serviços.
O Google, com sua ferramenta Analytics por exemplo, oferece a localidade, o horário, a quantidade de pessoas, o tempo o sexo e até as principais preferências de conteúdo dos usuários que leram ou acessaram um determinado site.
Isso permite ao jurista, analisar e formular estratégias de captação e atenção do cliente que deseja, como nenhuma outra mídia ou forma de divulgação licita prevista.
GOOGLE ADWORDS E BING
São sistemas busca, nos quais os anunciantes inserem anúncios e palavras chaves que desejam ver publicados nos resultados de busca do destas páginas e também na rede de parceiros do Google Adsense [2]
Para a publicação, o anunciante precisa comprar créditos por uma ferramenta de aquisições on-line e montar uma campanha baseada em valores por clique ou por mil visualizações.
Os valores pagos podem variar de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida. Numa visão mais simplificada, os anunciantes que oferecerem lances maiores por palavras específicas aparecem nos primeiros resultados da busca e têm uma tendência 80 vezes maior de serem “clicados” que os resultados posteriores.
YOU TUBE
Segundo o Wikipédia o YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros do mundo todo. Os materiais encontrados nesta ferramenta podem ser disponibilizados em blogs, sites pessoais e em televisões com conexão à internet.
É uma ferramenta pertencente ao Google e, como este, podem ser geradas campanhas publicitárias com base nos interesses dos usuários por algum tipo de informação ou pesquisas frequentes, seja por um produto ou serviço determinado.
Muitos advogados utilizam a plataforma para divulgar assuntos pertinentes ao direito e à advocacia ou como forma de se relacionarem melhor com seus clientes e comunidade.
O site trabalha na forma se sugestão e seguidores, mas podem ser feitos anúncios que são mostrados antes de dar início ao vídeo que o usuário quer assistir ou, durante uma apresentação. Os anúncios podem ser pagos na mesma forma que o Google, ou seja, por mil visualizações ou cliques e as ferramentas de análise permitem observar se um determinado usuário assistiu até o final, desistiu no meio ou quantos foram e com que frequência e local, os streamings foram vistos ou compartilhados.
Facebook é uma rede social que interliga mais de 1,6 bilhões de usuários ativos, com a média de 1 bilhão de acessos diários, sendo por isso a maior rede social em todo o mundo. No Brasil, que é o segundo maior em volume de usuários do mundo, até o final do ano passado, eram mais de 100 milhões de usuários ativos, transformando-se numa uma rede social inevitável na estratégia de praticamente qualquer escritório.
Neste espaço, os juristas podem desenvolver páginas pessoas e de suas bancas Fans Page para divulgação de seus trabalhos, ações e bancas, para que seus clientes os sigam, seja por alcance orgânico ou pago
Nesta rede é possível efetuar a compra de créditos para patrocinar um texto, vídeo, blog ou notícia, produzido ou não pelo escritório. Podem ser seguidas as lógicas de mil visualizações ou custo por clique na publicação como no Google. É possível também fazer transmissões ao vivo de streaming de vídeo, com boa aceitação e engajamento, desde que o que está sendo apresentado tenha boa qualidade, o advogado boa postura e o assunto seja pertinente.
Também podem ser direcionados públicos a atingir, suas preferências e região, bem como mensurar estes dados em gráficos didáticos e acessíveis ao entendimento médio.
Outro recurso interessante é a possibilidade de analisar a frequência de pessoas em outros prestadores de serviços do mesmo ramo, para fins de comparação se as atividades de marketing de relacionamento estão funcionando melhor que dos concorrentes, ou não.
O LinkedIn é uma rede de negócios que opera quase que da mesma forma que as outras redes sociais, como o Facebook. No LinkedIn, contudo, é possível a criação de perfis com currículos online tanto da empresa, quanto dos profissionais. Diferente de outras redes sociais, esta rede atua voltada para aspectos profissionais e negócios dos envolvidos.
A forma de divulgação de conteúdo pode ser feita de maneira semelhante às demais redes, ou seja, de forma orgânica, publicando aos conhecidos, informações que podem ser compartilhadas, como leis, materiais escritos, fotos do escritório de maneira a atingir um público grande ou, de forma direcionada (paga), a grupos de interesses, cargos, e profissionais específicos, com custo por cliques ou por mil visualizações.
É uma boa opção para quem quer fazer uma seleção de público alvo ou buscar aumentar sua rede de relações com públicos direcionados, diferente das outras ferramentas acima.