O nome do domínio do seu site poderia ter tido um grande impacto nos rankings do seu site há tempo atrás. Isso mudou alguns anos atrás (2012 para ser exato) quando o Google queria eliminar sites que podem ter bons nomes de domínio, mas muito pouca “substância”.
Domínios de Correspondência Exata (EMD) é onde o problema começou. Alguns advogados registravam essencialmente domínios de palavras-chave para classificar uma determinada palavra-chave. E o EMD era suficiente para classificar: eles mal se concentraram em conteúdo e relevância de qualidade (duas coisas que são importantes para SEO hoje em dia). Essa estratégia não funciona mais.
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
Como o Nome de domínio impacta o SEO
Houve muitas mudanças no SEO, especialmente do maior mecanismo de pesquisa: o Google. Mas uma coisa que não mudou, mas foi enfatizada mais, é conteúdo de qualidade original, relevância e sempre alinhando com as melhores práticas do mecanismo de pesquisa. Um componente deste é o seu nome de domínio – é único, apenas você pode tê-lo.
Embora possa não afetar diretamente suas classificações mais, um bom nome de domínio obterá mais reconhecimento de marca, confiança e maiores taxas de cliques (CTR).
No entanto, a definição de um bom nome de domínio mudou, pelo menos de acordo com o Google. Nós vemos isso em como o mecanismo de busca trata certos tipos de domínios.
Domínios de Correspondência Exata (EMD)
Os EMDs são nomes de domínio que incluem frases-chave. Por exemplo, digamos que sua banca é especializada em Direito Penal “advogado especialista em direito penal”. O EMD que você provavelmente usaria seria advogadodireitopenal.com.br. Apenas comprar esse domínio teria conseguido o primeiro ranking da página há um tempo atrás.
Você não precisaria de conteúdo original ou backlinks. Você classificaria simplesmente com o seu nome de domínio. Isso mudou depois que o Google lançou a Atualização do Domínio de Correspondência Exata.
Backlinks, também conhecidos como links de entrada e inbound links, são as links recebidos por um site ou página da web. Um backlink é qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) para outra fonte na web
A atualização essencialmente tornou EMDs obsoletos no ranking do mecanismo de pesquisa. Na verdade, um estudo da High Position mostrou que o ranking médio de EMD passou da posição 13.4 para 26.6 (yikes!) Após a atualização do Google. A média de 10 EMD também caiu nos rankings: de 3,2 para 11,9. Então, agora sabemos que escolher um domínio de correspondência exata em 2017 é bastante inútil, uma má idéia mesmo.
Então, como você deve decidir sobre um nome de domínio para maximizar o SEO? Você só precisa fazer duas coisas: escolha uma marca memorável (para criar seu nome de domínio) e escolha uma extensão .com.br.
Seu nome de marca deve ser seu nome de domínio
Todos podemos concordar que sua marca é importante. Seu nome de marca é como seus clientes reconhecem e encontram você em mecanismos de busca e plataformas de redes sociais. Então pense em seu nome de domínio como o suporte de sua marca online (lembre de registrar sua marca).
Na verdade, quanto mais clientes estiverem usando seu nome de marca para pesquisá-lo on-line, mais seu SEO e rankings irão melhorar. Isso é referido como sinalização de marca (qualquer referência de sua empresa on-line). Matt Cutts, ex-chefe da Web Spam no Google, afirmou que o Google
“acabaram-se os sites de baixa qualidade”.
Isso mesmo, o Google agora se importa mais com as marcas para SEO do que sobre palavras-chave e links. Por esse motivo, usar seu nome de marca é mais importante do que palavras-chave. Você provavelmente está coçando a cabeça neste momento, imaginando como o Google associaria sua marca com certas palavras-chave …
Bem, o Google associará palavras-chave à sua marca à medida que sua marca se tornar mais popular; e ao produzir conteúdo mais relevante e de alta qualidade. Vejamos o Bitly como um exemplo. É uma plataforma de gerenciamento de links e abridores de URL, mas sua marca não corresponde a essas palavras-chave. Contudo, está no topo para essas palavras-chave no Google.
Isso é devido à sua popularidade. Enquanto as pessoas o reconhecem e estão procurando por isso, o Google medirá o sinal da marca e classificará o mesmo. Por este motivo, é importante ter uma marca memorável e, consequentemente, um nome de domínio memorável.
Não se preocupe se o nome da sua marca contiver uma palavra-chave, ou seja, um PMD (domínio de correspondência parcial). Isso porque o Google está apenas procurando por sites de spam com EMDs e PMDs – o problema real não é as palavras-chave, mas sim o conteúdo e a qualidade do site. Um PMD ou EMD com experiência de usuário ruim e conteúdo de baixa qualidade sofreria um downgrade acentuado nos rankings.Considerando que, um PMD ou EMD com grande experiência de usuário e conteúdo não seria muito afetado.
No entanto , se você está apenas começando, você deve ir com um domínio de marca memorável e evitar o uso de palavras-chave.
Optar por uma extensão .com.br
Você provavelmente já sabe que .com.br é a extensão de domínio mais popular no Brasil. Isso ocorre porque a maioria das outras extensões de domínio como .adv.br e .us são vistas como spam. Embora a escolha não possa afetar diretamente seus rankings, você pode ser visto como um site de baixo nível que pode afetar seu SEO.
.com.br é simplesmente a escolha mais conveniente e segura para ir. Em caso de dúvida, vá com ele.
Dicas para escolher o nome de domínio perfeito
Agora vamos recapitularmos as dicas para escolher o melhor nome de domínio:
- Use seu nome de marca
- Não use domínios de correspondência exata. Os domínios de correspondência parcial são OK, mas um nome de marca é sempre mais efetivo
- Escolha uma extensão .com.br
- Torná-lo memorável para que os usuários possam se lembrar facilmente disso
- Mantenha-o curto, 15 caracteres no máximo
- Evite números, hifens e caracteres especiais
- Evite palavras erradas de propósito
- Facilite a soletração
Empacotando
Esperamos que você tenha agora uma boa compreensão de como os nomes de domínio afetam o SEO. Se você estiver iniciando um novo negócio ou mudando para um melhor nome de domínio, as dicas acima devem ajudá-lo a escolher o melhor para seu negócio.
Lembre-se: desde que você tenha um ótimo conteúdo e uma boa estratégia de SEO, um nome de domínio forte e exclusivo pode classificá-lo mais alto. Escolha um com sabedoria, use-o corretamente e comece a colher o valor.