Para conceder uma aposentadoria ou qualquer outro benefício, o INSS utiliza um sistema chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. Nele estão contidas informações acerca do histórico de contribuições de cada segurado. É com base nas informações contidas nesse sistema que são calculados o tempo de contribuição e os valores que serão pagos por cada benefício, caso o requerimento seja concedido.
É importante que as informações contidas no CNIS estejam corretas e demonstrem todos os vínculos de serviço ou contribuições efetuadas pelos segurados, assim como os valores recolhidos, para que não haja negativa de direitos ou pagamentos a menor para os beneficiários.
A alimentação do sistema, que por longos anos foi feita de modo manual e por isso possui divergências e inconsistências relacionadas a tais processos artesanais, além de imprecisões não tão incomuns aos processos migratórios para sistemas eletrônicos.
Desta forma, pode haver a possibilidade de existirem dados acerca do histórico de contribuições de um segurado que não estão inseridos de forma correta no CNIS, o que compromete não só a concessão do benefício pretendido, mas, também, o valor a ser recebido em caso de concessão, que é calculado levando-se em conta os valores e o tempo de contribuição do segurado.
Além do CNIS, outros documentos, como carteira de trabalho, contra-cheques, carnês e demais documentos ligados a sua vida profissional, podem comprovar tempo de serviço ou contribuições que não constem do sistema, ou que constem em valores incorretos, e podem ser utilizados para que se faça o Acerto de Vínculos e Contribuições do segurado
veja também: https://meu.inss.gov.br/
Desta forma, está ajudando ao INSS para que possua todas as informações necessárias para a análise do respectivo direito. Em outras palavras, identificada alguma divergência, tal como período incompleto ou remuneração incorreta ou inexistente, é possível realizar a inclusão, exclusão ou alteração de informações no histórico do segurado (CNIS), mediante o acerto de vínculos e remunerações.
A conferência da correção de todos os detalhes que constam do CNIS, especialmente em relação aos vínculos de trabalho e às remunerações de cada período são essenciais. Por isso, contar com uma equipe de profissionais experientes e especializados que possam garantir que as informações constantes do cadastro estejam corretas e consequentemente, que o direito do segurado seja concedido, é fundamental.