Na atualidade, existe aproximadamente uns 30 tipos de revisões possíveis. Dentre as possibilidades mais habituais a revisão da URV. Unidade de Referência de Valor. Ela abraça os benefícios que foram concedidos entre março de 1994 e fevereiro de 1997 e pode, dependendo do caso, gerar um acréscimo de até 39,67% no benefício de para aposentados e pensionistas. Mas há outros casos, como o caso dos que receberam o benefício a partir do início da década de 1990, que podem ser muito vantajosos.
No caso da URV, a revisão com base na variação do Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM) abrange as aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS iniciados entre março de 1994 e fevereiro de 1997.
Já na pensão por morte por exemplo, até 1991, o valor dos benefícios pagos, eram de 60% dos vencimentos. Contudo, a partir de 91, estes valores passaram a ser 80% da renda do beneficiário quando vivo e, em 97, passaram para 100%. Desta forma, todos os pensionistas que não recebem 100% do benefício nos anos anteriores, em teoria, podem buscar esta revisão.
A – Carta de concessão do benefício
B – Extrato de pagamento do benefício dos últimos 3 meses,
C – CPF
D – RG
E – Comprovante de residência