Encontrar clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso que venda para o governo – entre diversos fatores – se torna atrativa. A grande questão é: como vender para o governo?
Obviamente envolve algumas regras de conduta e requisitos a serem preenchidos que não fazem parte de uma relação de compra e venda entre particulares. Mas ainda assim, traz uma série de vantagens.
Os detalhes de precauções legais e documentais, inclusive, são vantagens e garantias legais para sua empresa, que estará resguardada de uma série de direitos que uma venda para particular não te concederia.
Como funciona o processo de compras do governo
Nas últimas décadas, tem-se aperfeiçoado no Brasil , em todos os níveis, os processos na gestão pública, com regras objetivas, mais desburocratizadas nos seus procedimentos e oferecendo uma melhor transparência.
Estas ações têm permitido uma livre concorrência e, por conseguinte, uma melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
As obras, compras, alienações e os serviços do Poder Público, Legislativo e Judiciário são contratadas mediante processo de licitação em busca de garantir igualdade de condições a todos os concorrentes.
De acordo com a lei de licitação (Lei nº 8.666, art. 3º, § 1º, inciso II) é proibido estabelecer tratamento diferenciado, dentro do processo de licitação, entre empresas brasileiras e estrangeiras, sendo a única exceção a compra de bens e serviços de informática.
Isso é importante para sua empresa, pois garante uma competição em condições de igualdade com qualquer outro concorrente. Aliás, é justamente por isso que o processo de licitação foi criado. Para que haja mais transparência nas contratações públicas e, dessa forma, todos possam participar dela sem que haja algum tipo de preferência.